ESCRITA CRIATIVA Para desafiar a imaginação e escrever pequenas histórias
com Joaquim Semeano
Escolhi uma Personagem, imaginei-a, assim como o Lugar onde ela entra
o conto...
Ora aí está! Exatamente como imaginei. Todos sujos de molho, a escorrer pelas barbas. As figuras principais já com os fatos todos manchados. A mesa enorme, de comprida. Podia parecer a última ceia, não fossem os porcos que lá estão sentados. O da direita, arrota. A princesa limpa os beiços com as costas da mão. O "chefe" ajeita a coroa e o molho escorre pelas mangas. Eu espreito por detrás do cortinado de veludo vermelho. Ajeito o meu chapéu de três bicos e preparo-me para entrar.
"Tenho de os fazer rir", penso! ou ainda acabo devorado como aqueles pedaços de javali, que vão levando aos beiços.
"Aqui vai disto" digo num passo de cavalo, atravessando a sala de um lado ao outro.
Suspendem o javali no ar a escorrer molho, mas não há nenhuma reação. "Rápido! não reagiram", penso. E dou um salto para cima da mesa. Quase caio na bandeja cheia de castanhas com que acompanham a carne.
"Olá, olá, seus porquinhos, qual deles o mais sujinho" O carrasco na ponta, arrota e dá uma gargalhada. "Menos mal. Já conquistei o mais importante". O padre baba-se. O cavaleiro retira o elmo e quase enfia as penas na sopa de nabos. Vou até à ponta da mesa e começo a trabalhar os malabares fitando a princesa que sorri por entre o molho. "Mais uma", penso. "Agora a mãe"... Deito-me de costas frente ao prato dela e começo a pedalar ofegante. A rainha também sorri. Salto então para o chão, e fazendo três vénias ao rei, digo: " O rei dos porcos!" apresentando-o com mais uma vénia aos outros convidados. O carrasco levanta o machado. Sinto-me empalidecer e já penso que vou desmaiar. O próprio Robin dos Bosques que acaba de assomar ao varandim, parece ajeitar a besta para disparar frente a mim.
É quando aperto a bolinha do terceiro bico do chapéu, mesmo a tempo de me teletransportar e cair no palco do cine teatro S. João.
Virgínia de Sá
Parabéns, adorei.
ResponderEliminarObrigada!
EliminarObrigada Virgínia, adorei. Lígia A.
ResponderEliminarObrigada e grata por teres assinado!
Eliminar